Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI) passa a resposta definitiva em 2024

Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI) passa a resposta definitiva em 2024

Em 2024, o projeto Modelo de Apoio à Vida Independente– Assistência Pessoal passa a integrar as respostas sociais de modo definitivo, permitindo a autonomia de 3.000 pessoas com deficiência em Portugal.

Os beneficiários do MAVI terão o apoio de um Assistente Pessoal, cobertura de custos com obras na habitação, rendas e transporte, e podem usufruir a partir dos 14 anos.

O objetivo é tornar as pessoas com deficiência menos dependentes de institucionalização, apoiando a sua integração na sociedade, escola e trabalho.

Esta forma de encarar a deficiência de uma perspetiva não assistencialista surgiu nos anos 1970, na Universidade da Califórnia, quando um grupo de jovens com deficiência deu início à luta pelo acesso ao ensino superior.

Desde então, este paradigma estabelece que as pessoas podem, e devem, ter o controlo da sua própria vida, tomar decisões sobre o seu quotidiano e estabelecer objetivos para o seu futuro.

No caso dos assistentes pessoais, é a pessoa com deficiência que gere e decide as condições e tarefas do profissional. O assistente pessoal pode auxiliar nos cuidados de higiene e preparação de refeições, mas as suas funções vão para além disso, assistindo a pessoa com deficiência na sua vida social, profissional, cultural e política.

Assistência pessoal um dos pilares de uma vida independente.

Saiba mais na Portaria n.º415/2023, de 7 de dezembro.